Your search query "linkto:"FLISOL2010/Brasil/Curitiba"" didn't return any results. Please change some terms and refer to HelpOnSearching for more information.

Clear message
Locked History Actions

FLISOL2010/Brasil/Curitiba

O FLISOL é um evento gratuito e não necessita de prévia inscrição de participantes.

Local e hora

Local: Faculdades Santa Cruz - Campus Sede
Endereço: Rua Afiffe Mansur, 565 - Novo Mundo. Veja o mapa.
Website: http://www.flisol.net/FLISOL2010/Brasil/Curitiba
Data: 24 de abril de 2010
Horário: Das 10h00m às 19h00m
Contato: flisol@debian-pr.org

Responsáveis

Coordenador: GUD-BR-PR

Organização

Grupo de Usuários Debian do Paraná (GUD-BR-PR)
http://www.debian-pr.org (Página da Organização)
Faculdades Santa Cruz
http://www.santacruz.br

Patrocínio

CEI - Centro de Estudos de Informárica da UFPR
PRAE - Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFPR
http://www.prae.ufpr.br
UFPR - Universidade Federal do Paraná
http://www.ufpr.br

Colaboração

Rozane Suzart
http://rozanesuzart.blogspot.com

Chamada de trabalhos

O envio de propostas deverá ser feito através do formulário:
http://www.debian-pr.org/flisol-chamada-trabalhos

A Coordenação aceitará o envio de propostas até o dia 05/Abril e no dia 10/Abril a progração do evento será divulgada. Este ano o evento contará com uma sessão de Palestras Relâmpagos, as quais deverão ser submetidas durante no dia do evento, diretamente com a Organização.

Seleção das propostas

Após o período de envio de propostas, todas que foram enviadas serão avaliadas por uma comissão e serão classificadas seguindo os critérios padrões do papers. O número de propostas classificadas depende única e exclusivamente da quantidade de espaço disponível durante o evento.

O FLISOL Curitiba é um evento que *não* conta com recursos financeiros externos. Sendo assim, solicitamos a compreensão para o fato de que a aceitação de propostas de palestras não implica no custeio de viagens.

Datas importantes

  • 15/03: Abertura do processo de submissão (chamada de trabalhos)
  • 05/04: Encerramento do processo de submissão
  • 10/04: Divulgação da grade do evento

Grade proposta

Horário

Palestra

10h00min-11h00min

Empreendedorismo com Software Livre e Software Aberto

11h00min-12h00min

Limesurvey - Questionários Refrescantes, Fáceis e Livres

13h00min-14h00min

Por que o Software Livre é bom para o Brasil?

14h00min-15h00min

Multiterminais - o caso do Dinf UFPR

15h00min-16h00min

Lightning talks

16h00min-17h00min

Desenvolvimento Web Ágil com Python e Django

17h00min-18h00min

Desenvolvimento Dirigido por Testes com JUnit

18h00min-19h00min

Festa de Assinatura de Chaves (KSP)

Palestras

  • Empreendedorismo com Software Livre e Software Aberto por Marcio Junior Vieira: A palestra apresenta uma visão empreendedora em relação ao Software Livre e ao Software Aberto, juntamente com suas oportunidades na criação de modelos de negócio para empresas e profissionais liberais. Serão comentados assuntos como: Características do empreendedor vencedor; Oportunidades de Negócio com SL/SA; Vendendo serviços em Software Livre; Lucrando e retribuindo as comunidades; O mercado e a adoção de SL/SA; Experiências na Implantação de SL/SA;

  • Limesurvey - Questionários Refrescantes, Fáceis e Livres por Marcio Junior Vieira: O Limesurvey é um software livre desenvolvido com o objetivo de preparar, publicar e coletar respostas de questionários. Uma vez criado um questionário, ele pode ser publicado Online (questão por questão, grupo a grupo de questões ou tudo em uma única página de questionários). O Limesurvey permite definir como as questões serão mostradas e variar o formato dos questionários por meio de um sistema de padrões (templates). Fornece uma análise estatística básica sobre os resultados dos questionários. Possui a capacidade de gerar Tokens individualizados (chaves), de forma que apenas a pessoa que receber um token poderá acessar o questionário. Serão abordados na palestras: ­Características do Software. A Quem se destina. Tipos de Questões. Controle de acesso. Definição de Cotas. E­mails convite. Regras de Avaliação. Exemplos de pesquisas. Análise de estatística. A comunidade LymeSurvey no Brasil e no Mundo.

  • Por que o Software Livre é bom para o Brasil? por Maruen Said Ghadieh: A palestra aborda temas controversos da adoção do software livre nos mais variados segmentos, mas dentro desse conceito, tento demonstrar a segurança de se adotar produtos opensource, a forma como as migrações de ambiente devem acontecer (com o máximo aproveitamento e mínimo trauma) como o governo vem apoiando essas iniciativas e finalmente, como a iniciativa privada pode ganhar dinheiro com software livre.

  • Multiterminais - o caso do Dinf UFPR por Aramis Stach Haiduski Fernandes: Palestra sobre o sistema de multiterminais usado no laboratório do Departamento de Informática da UFPR.

  • Desenvolvimento Web Ágil com Python e Django por Osvaldo Santana Neto: O desenvolvimento de aplicações Web sempre complicado e manual. Mas com o surgimento de uma nova categoria de frameworks para desenvolvimento Web que valorizam o desenvolvimento rápido e a simplicidade esse tipo de desenvolvimento ficou simples e rápido. Para mostrar isso na prática, vamos apresentar a linguagem Python, o framework Django, construir uma mini-aplicação de agenda de compromissos, multi-usuário, e ainda abrir espaço para perguntas no espaço de 1 hora da palestra. Duvida? :D

  • Desenvolvimento Dirigido por Testes com JUnit por Adolfo Gustavo Serra Seca Neto: O objetivo desta palestra é apresentar como funciona o desenvolvimento dirigido por testes (TDD, do termo em inglês "test-driven development"), uma técnica de projeto de software utilizada principamente em métodos ágeis para o desenvolvimento de software. Além disso, serão mostrados exemplos práticos de como desenvolver sofwtare utilizando TDD com o auxílio do framework open source JUnit (http://junit.sourceforge.net/).

Palestrantes

  • Marcio Junior Vieira: Desenvolvedor de Software, Trabalha com Software Livre desde 2000. Fundador e Consultor de TI da Ambiente Livre Tecnologia empresa focada em prover Soluções em Software Livre. Formado em Tecnologia em Informática(UFPR), Pós­Graduado em Software Livre(UFPR). Palestrante em congressos relacionados a Software Livre tais como: CONISLI,SOLISC,FISL,LATINOWARE. Escreveu artigos técnicos para SQL Magazine sobre SL. Especialista implantação e customização de LimeSurvey, Joomla, SugarCRM e OneOrZero.

  • Maruen Said Ghadieh: Sou um profissional com 20 anos de vivência, na área de tecnologia da informação, focado em liderança de equipes, desenvolvimento, treinamento e suporte técnico. Já participei diretamente do processo de implantação de sistemas ISO 9000 em duas empresas, trabalhei com tradução de documentação técnica, autorei livros técnicos e críticos na area de TI, especialmente no ambiente open source, já ministrei mais de 800 palestras no Brasil e no exterior.

  • Osvaldo Santana Neto: Osvaldo Santana Neto atualmente é sócio da Triveos Tecnologia e já teve passagem por empresas como o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) de Recife, onde colocou a linguagem Python para funcionar na plataforma Maemo e onde teve o primeiro contato com o Python para S60; e Conectiva (atual Mandriva) onde conheceu a linguagem Python. Também é sócio fundador da Associação Python Brasil. Também é co-autor do livro "Python e Django" que estará em breve nas livrarias.

  • Adolfo Gustavo Serra Seca Neto: Adolfo Neto é bacharel, mestre e doutor em Ciência da Computação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Seus interesses de pesquisa são em Métodos Ágeis para o Desenvolvimento de Software e em Lógica para Computação. Suas principais publicações podem ser encontradas em http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo/publications. É também desenvolvedor de software livre. O código-fonte de seu demonstrador de teoremas, o KEMS, está inteiramente disponível em http://github.com/adolfont/KEMS. Além disso, foi desenvolvedor de software por dois anos na Inmetrics, de Campinas.

Oficinas e/ou minicursos

Horário

Oficina

10h00min-13h00min

GIMP

15h00min-18h00min

Wordpress

Oficinas

  • GIMP por Jonathas Mikosz de Moura: GIMP (GNU Image Manipulation Program), utilizado na criação, manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem. Esta oficina pretende demonstrar a interface, a personalização das abas e janelas. Exercícios práticos com os diversos recursos do GIMP, manipulação de imagens utilizando as camadas, pincéis, mascaras, filtros e scripts. Construções aditivas e subtrativas. E comentar sobre o Gimp do Futuro.

  • Wordpress por Vinicius Massuchetto: O Wordpress é uma ferramenta muito usada para o desenvolvimento de websites e blogs pela web, mas o que ele tem de tão especial para com os outros CMSs? Ele é simples, altamente modular e introdutor de uma outra camada de desenvolvimento voltada para designers, onde o objetivo é tornar fácil o desenvolvimento de aparências e plugins por qualquer pessoa familiarizada com o HTML. Apesar disso, ele parece ser meio omisso nos eventos de software livre, e torna-se essencial fortalecê-lo para diminuir o estigma de que ele é uma ferramenta só voltada para blogs, podendo ser empregado em portais robustos, redes sociais e sistemas web de modo geral.

Instrutores

  • Jonathas Mikosz de Moura: Técnico em Desenho Industrial, Graduado em Desenho Industrial, Especialista em Engenharia do Produto e Design. Analista da CELEPAR desde 2004. Presta suporte, atendimento, manutenções para diversos sítios da Secretaria Estadual de Educação como: Portal Dia-a-dia Educação, TV Multimídia entre outros. Membro da Equipe "Xoops Themes" do XOOPS PARANÁ. Realiza treinamentos e capacitações em GIMP. Elaborou material para ser utilizado nas Oficinas de GIMP no 3º e 4º Circuito Paraná de Software Livre, colaborando também como instrutor. Participou como instrutor no Latinoware 2008, com o curso: Gimp, editor de imagens.

  • Vinicius Massuchetto: Analista de Sistemas da PontoCom, Agência de Internet; Químico pela UTFPR e estudante de Ciência da Computação na UFPR; Gerente de produção para soluções web baseadas principalmente no Wordpress; Entusiasta do software livre, usuário Debian e contribuidor do Wordpress. E-mail: viniciusandre (arroba) gmail.com Site: http://vinicius.soylocoporti.org.br

Material de divulgação

Serão impressos:

  • 500 cartazes A3
  • 5.000 panfletos A5

Cartaz A3 png: cartaz-flisol-2010.png
Cartaz A3 pdf: cartaz-flisol-2010.pdf
Cartaz A3 svg: cartaz-flisol-2010.svg
Panfleto A5 png panfleto-flisol-2010.png
Panfleto A5 pdf: panfleto-flisol-2010.pdf
Panfleto A5 svg panfleto-flisol-2010.svg


CategoryCity