Locked History Actions

Diff for "FLISOL2013/Brasil/RioPreto"

Differences between revisions 19 and 31 (spanning 12 versions)
Revision 19 as of 2013-04-15 18:54:38
Size: 5612
Editor: juliocardoso
Comment:
Revision 31 as of 2013-04-25 23:19:40
Size: 10241
Editor: juliocardoso
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 9: Line 9:
Um '''Installfest''' é um evento, geralmente patrocinado por um Grupo de Usuários Linux ou universidade, em que pessoas se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto. É geralmente um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores juntamente com os discos de instalação de seu sistema operacional preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas. Às vezes CDs contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. Os installfests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento dependerá da organização que o patrocina. A palavra /Installfest/ é uma junção de /instalação/ e /festival/. O termo /install fest/ ou a variação /Install Fest/ são também utilizados. /Installfest/ captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações muitas vezes difíceis. Um '''Installfest''' é uma ocasião especial, quando os usuários de computador se reúnem para ajudar uns aos outros a instalar novos programas, geralmente o sistema operacional Linux e programas relacionados, muitas vezes em conjunto com especialistas e conexão com a Internet para fazer o download de programas. A idéia do Installfest originou-se com entusiastas do Linux e foi prontamente apoiada pelos distribuidores de Linux, tais como '''Red Hat, SUSE, Slackware, Debian, Ubuntu e outros'''. Normalmente, um Installfest é patrocinado por um grupo de usuários local e/ou Universidades. Ele fez tanto sucesso que em algumas reuniões de grupos de usuários, é um acontecimento obrigatório.
Este tipo de evento é aberto a qualquer pessoa interessada em Linux e software livre. Tanto novatos ou leigos, bem como os experts são bem-vindos.
Line 11: Line 12:
   . fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Installfest    . fonte : http://whatis.techtarget.com/definition/Installfest

== Software Livre ==
Por '''software livre''' devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles.
Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “grátis”.
Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:
 * A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito ('''liberdade 0''').
 * A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades ('''liberdade 1'''). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
 * A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo ('''liberdade 2''').
 * A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros ('''liberdade 3'''). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
Um programa é software livre se os usuários possuem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando uma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo.
Software livre não significa não comercial. Um programa livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial e distribuição comercial. Desenvolvimento comercial de software livre deixou de ser incomum; tais software livre comerciais são muito importantes. Você pode ter pago dinheiro por suas cópias de software livre, ou você pode tê-las obtido a custo zero, mas independentemente de como você conseguiu suas cópias, você sempre deve ter a liberdade para copiar e mudar o software, ou mesmo para vender cópias.

 . Fonte: FSF - Free Software Foundation - http://www.fsf.org
Line 29: Line 43:
  . Eng. Especialista Julio Cardoso - julio.cardoso@fatecriopreto.edu.br   . Eng. Especialista Julio Cardoso - Coordenador Geral - julio.cardoso@fatecriopreto.edu.br
  . Prof Dr. Waldir Barros Fernandes Jr. - Diretor da FATEC Rio Preto
Line 32: Line 47:
  . Solange Ferrari Belantani - solange@fatecriopreto.edu.br
  . Prof Dr. Waldir Barros Fernandes Jr. - waldirjr@fatecriopreto.edu.br
  . Esp. Solange Ferrari Belantani - solange@fatecriopreto.edu.br
Line 36: Line 50:
 . 11:00h - Prof. Me. Walter Gomes Pedroso Jr. - Software Livre e Linux
 . 13:00h - Prof. Dr. Henrique Dezani - Android (a confirmar)
 . 14:00h - Aluno Renan Morilha - Linux na prática (a confirmar)
 . 15:00h - Mesa redonda com os empresários Ezequiel Flores, João Paulo Pereira Rodrigues e demais palestrantes - Ser Tecnólogo
 * '''11:00h - Prof. Me. Walter Gomes Pedroso Jr. - Software Livre e Linux'''
Palestrante possui graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo Campus São Carlos (1990), especialização em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo Campus São Carlos (1996). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Rio Preto e da FATEC Rio Preto e Diretor Técnico e de Operações da Empresa Municipal de Processamento de Dados de São José do Rio Preto - SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, Rede de Computadores e Segurança da Informação.
 * '''13:00h - Prof. Me. Mario Henrique de Souza Pardo - Arduino e Open Hardware'''
O palestrante é docente na Fatec Rio Preto nos cursos Superiores de Tecnologia de Informática para Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas disciplinas de Auditória e Sistemas Computacionais e Programação WEB; Na Fatec Lins, para o curso de Tecnologia em Banco de Dados, atuando nas disciplinas: Projeto de Aplicativos com Banco de Dados para Internet (PABDI), Bancos de Dados Distribuídos (BDD), Tópicos Avançados em Banco de Dados (TABD).
Professor Adjunto I da UNIP - Universidade Paulista cursos de Ciência da Computação, Administração de Empresas e Engenharia.
Doutorando em Ciência da Computação, Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente, Mestrado em Ciência da Computação, Arquitetura de Sistemas Computacionais, Bacharel em Análise de Sistemas, Computer Science
 * '''14:00h - Aluno Renan Morilha - Linux na prática'''
Técnico em Informática (ênfase em programação) pela "Etec Philadelpho Gouvêa Netto" e mantenedor do blog http://keep-linux.blogspot.com.br
Contribuinte nas comunidades VivaOLinux, Ubuntu-BR e fórum oficial Debian. Programador Web na Empresa Napsis Software
 * '''15:00h - Mesa redonda com os empresários Ezequiel Flores, João Paulo Pereira Rodrigues e demais palestrantes - Ser Tecnólogo'''
"Ezequiel Flores" é graduado em Informática para Negócios e cursando especialização em Consultoria Web pela Fatec Rio Preto. Sócio / Fundador da empresa NewM Aplicativos Mobile, possui experiência em desenvolvimento de softwares, trabalho em equipe e fluência em inglês. Atua na área estratégica, gestão e desenvolvimento de projetos com foco na criação de aplicativos para Tablets e Smartphones.
"João Paulo Pereira Rodrigues" é Tecnólogo pela Fatec Rio Preto, a seis anos atuando no mercado de Tecnologia. Conhecimento nas áreas de T.I., Desenvolvimento Ágil e gerencia de projetos. Marketing, Comunicação e Publicidade. Sócio / Fundador da empresa NewM Aplicativos Mobile. Empresário jovem e muito dedicado, João Paulo é a cara da Geração Y dentro do ecossistema de empresas de Tecnologia.
Line 42: Line 64:
 * Você que vai ao FLISOL na FATEC Rio Preto faça sua inscrição no formulário abaixo.
 * Você que quer ir ao FLISOL na FATEC Rio Preto faça sua inscrição [[http://ngforms.ngprofessionals.com.br/sistema/builder/rander_form/295c439de6a7ccd326761a140e1084810e081bc1|aqui]].

Nome da cidade - UF

  • http://www.fatecriopreto.edu.br/images/BrasaoRP.png

São José do Rio Preto - SP

Introdução

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é um InstallFest sendo o maior evento da América-latina de digulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.

Um Installfest é uma ocasião especial, quando os usuários de computador se reúnem para ajudar uns aos outros a instalar novos programas, geralmente o sistema operacional Linux e programas relacionados, muitas vezes em conjunto com especialistas e conexão com a Internet para fazer o download de programas. A idéia do Installfest originou-se com entusiastas do Linux e foi prontamente apoiada pelos distribuidores de Linux, tais como Red Hat, SUSE, Slackware, Debian, Ubuntu e outros. Normalmente, um Installfest é patrocinado por um grupo de usuários local e/ou Universidades. Ele fez tanto sucesso que em algumas reuniões de grupos de usuários, é um acontecimento obrigatório. Este tipo de evento é aberto a qualquer pessoa interessada em Linux e software livre. Tanto novatos ou leigos, bem como os experts são bem-vindos.

Software Livre

Por software livre devemos entender aquele software que respeita a liberdade e senso de comunidade dos usuários. Grosso modo, os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Com essas liberdades, os usuários (tanto individualmente quanto coletivamente) controlam o programa e o que ele faz por eles. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, pense em “liberdade de expressão”, não em “grátis”. Um programa é software livre se os usuários possuem as quatro liberdades essenciais:

  • A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade 0).

  • A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade 1). Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

  • A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao próximo (liberdade 2).

  • A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros (liberdade 3). Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.

Um programa é software livre se os usuários possuem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, modificadas ou não, gratuitamente ou cobrando uma taxa pela distribuição, a qualquer um, em qualquer lugar. Ser livre para fazer tudo isso significa (entre outras coisas) que você não deve ter que pedir ou pagar pela permissão para fazê-lo. Software livre não significa não comercial. Um programa livre deve estar disponível para uso comercial, desenvolvimento comercial e distribuição comercial. Desenvolvimento comercial de software livre deixou de ser incomum; tais software livre comerciais são muito importantes. Você pode ter pago dinheiro por suas cópias de software livre, ou você pode tê-las obtido a custo zero, mas independentemente de como você conseguiu suas cópias, você sempre deve ter a liberdade para copiar e mudar o software, ou mesmo para vender cópias.

Local

  • http://www.fatecriopreto.edu.br/images/logo-.png

  • Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto

  • Rua Fernandópolis, 2510
  • Eldorado - São José do Rio Preto - SP
  • Telefone: (17) 3219-1433

Horário

  • Horário de início: 9:00h
  • Horário de fim: 15:00h

Site oficial

Organização

Palestras

  • 11:00h - Prof. Me. Walter Gomes Pedroso Jr. - Software Livre e Linux

Palestrante possui graduação em Ciências de Computação pela Universidade de São Paulo Campus São Carlos (1990), especialização em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo Campus São Carlos (1996). Atualmente é professor titular do Centro Universitário de Rio Preto e da FATEC Rio Preto e Diretor Técnico e de Operações da Empresa Municipal de Processamento de Dados de São José do Rio Preto - SP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação, Rede de Computadores e Segurança da Informação.

  • 13:00h - Prof. Me. Mario Henrique de Souza Pardo - Arduino e Open Hardware

O palestrante é docente na Fatec Rio Preto nos cursos Superiores de Tecnologia de Informática para Negócios e Análise e Desenvolvimento de Sistemas nas disciplinas de Auditória e Sistemas Computacionais e Programação WEB; Na Fatec Lins, para o curso de Tecnologia em Banco de Dados, atuando nas disciplinas: Projeto de Aplicativos com Banco de Dados para Internet (PABDI), Bancos de Dados Distribuídos (BDD), Tópicos Avançados em Banco de Dados (TABD). Professor Adjunto I da UNIP - Universidade Paulista cursos de Ciência da Computação, Administração de Empresas e Engenharia. Doutorando em Ciência da Computação, Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente, Mestrado em Ciência da Computação, Arquitetura de Sistemas Computacionais, Bacharel em Análise de Sistemas, Computer Science

  • 14:00h - Aluno Renan Morilha - Linux na prática

Técnico em Informática (ênfase em programação) pela "Etec Philadelpho Gouvêa Netto" e mantenedor do blog http://keep-linux.blogspot.com.br Contribuinte nas comunidades VivaOLinux, Ubuntu-BR e fórum oficial Debian. Programador Web na Empresa Napsis Software

  • 15:00h - Mesa redonda com os empresários Ezequiel Flores, João Paulo Pereira Rodrigues e demais palestrantes - Ser Tecnólogo

"Ezequiel Flores" é graduado em Informática para Negócios e cursando especialização em Consultoria Web pela Fatec Rio Preto. Sócio / Fundador da empresa NewM Aplicativos Mobile, possui experiência em desenvolvimento de softwares, trabalho em equipe e fluência em inglês. Atua na área estratégica, gestão e desenvolvimento de projetos com foco na criação de aplicativos para Tablets e Smartphones. "João Paulo Pereira Rodrigues" é Tecnólogo pela Fatec Rio Preto, a seis anos atuando no mercado de Tecnologia. Conhecimento nas áreas de T.I., Desenvolvimento Ágil e gerencia de projetos. Marketing, Comunicação e Publicidade. Sócio / Fundador da empresa NewM Aplicativos Mobile. Empresário jovem e muito dedicado, João Paulo é a cara da Geração Y dentro do ecossistema de empresas de Tecnologia.

Inscrições

  • Você que quer ir ao FLISOL na FATEC Rio Preto faça sua inscrição aqui.

Como ajudar?

  • Você pode ajudar o evento de diversas maneiras. A mais simples é divulgando-o para os seus amigos, na sua escola ou no seu trabalho.
  • Se você quiser, pode ser um instalador ou palestrante no InstallFest. Envie um e-mail para julio.cardoso@fatecriopreto.edu.br falando um pouco sobre a sua experiência com GNU/Linux ou qualquer outra aplicação livre que seja instalada durante o evento.

  • Caso queira ajudar de qualquer outra forma, entre em contato conosco por e-mail. Toda a ajuda é bem vinda!

O que devo fazer para me preparar para o Install Fest?

  • Checagem de Hardware: No Windows, vá até o Painel de Controle e escolha Sistema. Liste:
    • Placa de rede (marca, modelo, configuração)
    • Placa de vídeo (marca, modelo, configuração)
    • Placa de Som (marca, modelo, configuração)
    • CPU (Processador)
    • Memória RAM
    • Modem (marca, modelo, configuração)
    • Espaço livre em disco (mínimo de 5.0 Gb)
    • Componentes SCSI (se houver algum)
  • Faça backup dos seus dados. Por precaução, você deve fazer uma cópia dos seus dados importantes no computador do seu amigo ou em CD-ROM.
  • Particionamento do disco: se você souber como fazer, faça uma partição de no mínimo 5.0 Gb. Quanto maior for essa partição, mais utilidades do Linux poderão ser instaladas. Se você não souber fazer isso, nós faremos no dia do Install Fest. Apenas irá demorar mais tempo.
  • Desfragmento do disco: Se você não souber fazer o particionamento, desfragmente o seu disco. Se você não souber fazer isso, ou não quiser, nós o faremos no dia do Install Fest. Apenas a sua instalação demorará mais que se você o tivesse feito antecipadamente. Para desfragmentar no Windows, primeiro desabilite todos os programas. Isso incluirá ICQ, navegadores, anti-vírus ou qualquer outra coisa que você estiver rodando. A seguir, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Desfragmentador de Disco. A seguir, clique em Iniciar na janela que aparecer nesse instante.
  • Os custos de transporte do seu PC são de sua responsabilidade.
  • Trazer para o Install Fest o Gabinete,Teclado, mouse e ainda, cabos de comunicação CPU-Periférico e cabos de força. Enfim, tudo o que é necessário para fazer seu computador funcionar. Se possível, traga também os manuais do seu hardware.

Apoio

http://www.fatecriopreto.edu.br/images/logo-.png http://www.fatecriopreto.edu.br/images/blankflisol.png http://www.fatecriopreto.edu.br/images/Apoio_Flisol-.png


CategoryHomepage