Locked History Actions

FLISOL2019/Brasil/Curitiba

Curitiba - PR

Local

  • Faculdades Santa Cruz
  • Rua Affife Mansur, 565 - Novo Mundo

Data e horário

  • Data: 27 de abril de 2019 (sábado)
  • Horário: Das 09h00m às 17h00m

Inscrição

Utilize o formulário abaixo para se inscrever no evento.

* Os certificados serão entregues no dia, em formato físico. Não havendo entrega em outro momento no futuro.

Responsáveis

  • Coordenadora Geral:
  • Organizadores:
    • Alisson Coelho De Morais
    • Angelo Rosa
    • Antonio Terceiro
    • Cleber Ianes
    • Daniel Lenharo de Souza
    • Emerson Saito
    • Flavio Acerga
    • Leonardo Rodrigues

Chamada de atividades

Teremos 2 tipos de atividades:

  • Palestras expositivas, de 30 ou 50 minutos;
  • Workshop com 3 horas.

Chamada de Voluntários

Teremos 2 turnos de voluntários:

  • Manhã: das 08h às 13hrs
  • Tarde: das 13h às 18hrs

Se não puder ficar o tempo todo, apenas nos informe.

Programação

Palestras Auditório

HORARIO

PALESTRANTE

PALESTRA

RESUMO

10hrs

Antonio C C Marques

Por que sou usuário do gnu/linux/debian

A palestra versará sobre a experiência de uma pessoa que não é profissional da área da Ciência da Computação. Procuraremos demonstrar que todas as “Distros” GNU/Linux são importante para o mundo do Software Livre, mas o Debian GNU/Linux tem a sua importância pela sua robustez e sua facilidade para o aprendizado dos usuários comuns, bem como a sua organização que visa antes de tudo a excelência técnica e não o comercial.

11hrs

Cleber Ianes

Distribuições Linux - Como escolher a sua!

O que difere uma distribuição das outras, como são formadas e como escolher uma que irá lhe atender.

12HRS

ALMOÇO

13hrs

Wagner de Alcântara Aragão

Comunicação para a cidadania: o caminha é pelo software livre

Palestra dialogada, voltada a comunicadores populares, comunitários; estudantes de Comunicação; ativistas e militantes de causas sociais, que queiram aprimorar seus processos comunicacionais. Vamos abordar: i) Comunicação social pela internet; ii) Por que só facebook, youtube e twitter não nos atendem mais; iii) Software livre: soberania de conteúdo; iv) Software livre: escapar das bolhas; v) Software livre: desafios para a comunicação para a cidadania.

14hrs

Barbara Tostes

Passo a passo para fazer qualquer arte com Softwares Livres

Como é o processo de criação e diagramação de um cartaz, folheto, livreto, ou qualquer arte gráfica utilizando Softwares Livres? Venha ver como fazemos para deixar qualquer projeto gráfico pronto para impressão digital. Adesivos, banners, capas de bloquinhos, cadernos personalizados e muito mais.

15hrs

Fernão Vellozo

Como utilizar o GRUB para iniciar Live ISOs

A grande maioria dos usuários de GNU/Linux não costuma prestar muita atenção ao GRUB depois de cumprida a sua tarefa primária de iniciar sistemas. Mas o GRUB pode fazer mais do que isso, pois é possível configura-lo para bootar imagens ISO em qualquer desktop ou notebook, diretamente do disco rígido ou de um pendrive. E por que isso é interessante? Além de podermos recuperar sistemas "quebrados", às vezes queremos utilizar ou experimentar uma distro diferente (digamos, bootar Arch Linux em uma máquina Ubuntu). Outras vezes queremos utilizar um live system por não ser possível ou desejável instalar determinadas ferramentas de forma persistente, digamos Kali Linux ou Tails.

16hrs

Sheila

Planejar, registrar, divulgar: ComunicAÇÃO!

Lançando um olhar apurado sobre as potências da gestão de comunicação social que utiliza processos e ferramentas livres e colaborativas, a atividade apresentará caminhos e instrumentos de trabalho de fácil uso e acesso para grupos, projetos, ações e eventos de áreas temáticas diversas. Também serão compartilhadas experiências recentes de documentação, cobertura colaborativa e construção de arquivo e divulgação de projetos e eventos.

Workshop

HORARIO

PALESTRANTE

TITULO

RESUMO

10h as 13h

Juliana Tibães

Introdução ao desenvolvimento de aplicativos com Android

Workshop para introduzir aos alunos no conhecimento de desenvolvimento de aplicativos móveis para Android, cujo objetivo da aula será montar um aplicativo simples com os alunos a escolha da turma (cálculo de conversão de semanas para meses de gestação, recomendação de utilizar álcool ou gasolina ou sorteio de dados com faces diferentes).

13h

INTERVALO

13h30min as 16h30min

Alessandro Pimenta

Laboratório básico de Asterisk

Efetuar um laboratório básico para o participante conhecer a plataforma Asterisk, criar ramais, montar um atendimento automático e se conectar com uma operadora VoIP, permitindo receber e fazer chamadas para a rede pública de telefonia. Ao aluno será fornecido previamente uma máquina virtual com o Debian e o Asterisk pré-instalado. Haverá uma parte teórica e outra prática

Organização


CategoryCity