Locked History Actions

FLISOL2020/Brasil/Belem

Belem - PA - 2020

Introdução

Um Installfest tem sido principal atividade do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre, organizado por um Grupo de Voluntários Usuários, usuários de Linux ou de qualquer Software Livre, em que se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou software, principalmente o sistema operacional Linux e outros softwares de código aberto no quarto sábado de abril de todos anos.

É um evento realizado com apoio e construção da comunidade, onde usuários experientes apoiam iniciantes, que trazem seus computadores juntamente com os discos (pendrives ou qualquer mídia) de instalação de seu sistema operacional livre preferido ao local do installfest e interagem para instalar e resolver problemas.

Às vezes Midias contendo alguma distribuição de Linux e informativos são distribuídos gratuitamente aos participantes. Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. Os installfests podem variar de encontros informais a festas com comida, bebida e música. O tom e o escopo do evento dependerá da organização. A palavra /Installfest/ é uma junção de /instalação/ e /festival/. O termo /install fest/ ou a variação /Install Fest/ são também utilizados. /Installfest/ captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações muitas vezes difíceis.

Em Belém o FLISOL sempre contou com apoio da comunidade acadêmica, instituições que promovem e suportam o Software Livre além de grupos voluntários de prática: TaSafo, Linux Pai d'Égua, PHP Pai d'Égua, GUBrO-PA, BelJogos, GUS-Pa, entre outros. Em 2009 CESUPA, 2010 IESAM, 2011 Jambu Tec, 2012 IESAM, 2013 o evento foi no Cesupa, com amplo apoio da universidade e de alguns dos principais grupos de software livre de Belém. Em 2014, o evento foi organizado em Belém pela galera do Linux PaiDegua e do Ubuntu PaiDegua e foi realizado em 2 locais, na UNAMA-Universidade da Amazônia e no IESAM - Instituto de Estudos Superiores da Amazônia, com apoio do pessoal da Jambu Tecnologia. Foram 9 palestras e mais de 300 participantes. Em 2015, as palestras foram na FEAPA - Faculdade de Estudos Avançados do Pará, que generosamente cedeu o auditório. Em 2018 o evento foi na Faculdade Estácio FAP com encontro de comunidades e palestras muito legais. Este ano em 2019 o evento retornou ao CESUPA e juntou atividades das comunidade Pará Livre, Galera do Java Belém, TaSafo, ParaTic e outras.

Sites oficiais do evento em Belém

Agenda

  • Data: 25 de abril de 2020
  • Local: A ser definido, Belém, Pará

Como ajudar?

  • Você pode ajudar o evento de diversas maneiras. A mais simples é divulgando-o para os seus amigos, na sua escola ou no seu trabalho.
  • Se você quiser, pode ser um palestrante no InstallFest. Envie um e-mail para comissão organizadora ou acessando o site oficial do evento e preenchendo o formulário falando um pouco sobre a sua experiência com GNU/Linux ou qualquer outra aplicação livre que seja instalada durante o evento.

  • Caso queira ajudar de qualquer outra forma, entre em contato conosco por e-mail. Toda a ajuda é bem vinda!

Iniciativa