Locked History Actions

Diff for "FLISOL2025/Brasil/Ceara/Fortaleza"

Differences between revisions 2 and 8 (spanning 6 versions)
Revision 2 as of 2025-03-14 06:36:21
Size: 6348
Comment:
Revision 8 as of 2025-04-14 16:24:34
Size: 5369
Editor: diegobarros
Comment:
Deletions are marked like this. Additions are marked like this.
Line 1: Line 1:
'''FORTALEZA - CE''' = FORTALEZA - CE =
Line 4: Line 4:


== Sobre o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre ==

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL que é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril. Este ano o evento está marcado para o dia 26 de abril, no Brasil, por conta de alguns feriados.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e entusiastas do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõem a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

O objetivo do FLISoL é promover o uso de Software Livre em geral, além de criar interações entre usuários e desenvolvedores, promovendo palestras e minicursos.
  . fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/FliSol

== O FLISoL Salvador 2025 ==
Contará com uma Mesa de perguntas anônimas:

Uma bancada faz uma brevíssima exposição de idéias só para iniciar. Daí pra frente o público presente envia perguntas anonimamente que aparecerão no telão para serem respondidas ou debatidas.

== Local ==
 * '''Inscrição no Evento:''' https://plantaformas.org/conferences/flisol-salvador
 * '''Local do Evento:''' Uniruy Wyden
 * '''Enrereço''' Av. Luís Viana Filho, 3172 - Paralela, Salvador - BA, 41730-101
 * '''Data:''' 26/04/2025
== Horário ==
 * Horário de início: 08:30 am
 * Horário de fim: 12h


== Como ajudar? ==
 * Você pode ajudar o evento de diversas maneiras. A mais simples é divulgando-o para os seus amigos, na sua escola ou no seu trabalho.
 * Se você quiser, pode ser um instalador ou palestrante no InstallFest. Instalando uma distribuição GNU com ou sem Linux na maquina dos seus amigos e familiares
 * Caso queira ajudar de qualquer outra forma, entre em contato conosco por e-mail. Toda a ajuda é bem vinda!

== Installfest ==

Um '''Installfest''' é um evento onde grupos de pessoas usuárias do sistema operacional GNU com ou sem Linux se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou softwares, principalmente o sistema operacional GNU com ou sem Linux e outros softwares Livres. É um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores com seu sistema operacional livre preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas.

Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. A palavra /Installfest/ é uma junção de /instalação/ e /festival/. O termo /installfest/ ou a variação /Install Fest/ são também utilizados. /Installfest/ captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações e compartilhamento de conhecimento sobre seus softwares livres preferidos.

   . fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_de_Usuários_Linux#Installfest

== O que devo fazer para me preparar para o Install Fest? ==

  * Checagem de Hardware: No Windows, vá até o Painel de Controle e escolha Sistema. Liste:
  * Placa de rede (marca, modelo, configuração)
  * Placa de vídeo (marca, modelo, configuração)
  * Placa de Som (marca, modelo, configuração)
  * CPU (Processador)
  * Memória RAM
  * Modem (marca, modelo, configuração)
  * Espaço livre em disco (mínimo de 5.0 Gb)
  * Componentes SCSI (se houver algum)
  * Faça backup dos seus dados. Por precaução, você deve fazer uma cópia dos seus dados importantes no computador do seu amigo ou em CD-ROM.
  * Os custos de transporte do seu PC são de sua responsabilidade.
  * Trazer para o Install Fest o Gabinete,Teclado, mouse e ainda, cabos de comunicação CPU-Periférico e cabos de força. Enfim, tudo o que é necessário para fazer seu computador funcionar.

Line 8: Line 65:
<<BR>> <<BR>>Texto Normal
Line 10: Line 67:
[[https://forms.gle/WbWoc1YbU3idiKFp7]] [[EM BREVE]]
Line 13: Line 70:
EM BREVE
Line 23: Line 80:
 * '''''27 de Abril.'''''  * '''''26 de Abril.'''''

<<BR>>
Line 27: Line 86:
 * '''Horário de início''': 08h
 * '''Horário de término''': 17h30
EM BREVE

<<BR>>
Line 31: Line 91:
'''PROGRAMAÇÃO'''<<BR>>
Line 33: Line 92:
O FLISol Fortaleza 2024 acontecerá no dia 27 de abril e nomeará seus espaços com as 4 liberdades essenciais do Movimento Software Livre.


 * '''[ESPAÇO 0] TENDAS''' “Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito”
 * '''[ESPAÇO 1] TEATRO''' “Liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades” Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
 * '''[ESPAÇO 2] SALA DE CULTURA DIGITAL''' “A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros”
 * '''[ESPAÇO 3] MULTIGALERIA''' “A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de se beneficiar de suas mudanças. Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.
----
 * '''Local das palestras''': Teatro Marcus Miranda - '''CCBJ'''
 * '''Locas das Oficinas''': Sala de Cultura Digital - '''CCBJ'''
EM BREVE
Line 45: Line 95:
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::<<BR>>
'''[ESPAÇO 0] TENDAS''' <<BR>>
'' “Liberdade de executar o programa, para qualquer propósito”''<<BR>>
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 * '''[08:00 - 16:00]''' Recepção e Credenciamento

'''MANHÃ'''<<BR>>
 * '''[09:00 - 09:10]''' Fala de Abertura
 * '''[10:00 - 11:00]''' Instalação de Sistema GNU/Linux e de Programas Livres
 * '''[11:00 - 12:00]''' Apresentação de Jogos Digitais produzidos por estudantes da ECA-CCBJ com Software Livre

'''TARDE'''<<BR>>
 * '''[13:30 - 15:00]''' Apresentação de Jogos Digitais produzidos por estudantes da ECA-CCBJ com Software Livre
 * '''[15:30 - 17:00]''' Instalação de Sistema GNU/Linux e de Programas Livres
<<BR>>
----
<<BR>>

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::<<BR>>
'''[ESPAÇO 1] TEATRO''' <<BR>>
''“Liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades” <<BR>>Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito.''<<BR>>
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

'''MANHÃ'''
 * '''[09:15- 10:15] PALESTRA''' “Jornada Acadêmica com Softwares Livres no Curso de Design Digital da UFC Quixadá” com Chris Mendes (CE) e Nico Rabelo (CE)
 * '''[10:30 - 11:30]''' PALESTRA “Linguagem de Programação PHP não morreu e posso provar” com Anthony Jefferson (CE)

'''TARDE'''
 * '''[13:30 - 14:20 ] PALESTRA''' “Porque usar Snap! para programar” com Gabura (CE)
 * '''[15:00 - 15:10] EXIBIÇÃO DO FILME''' “O BURACO”, Surto Coletivo Filmes. Roteiro e Direção de Ricardo Graça (RJ) e Victor Lima (RJ) - Classificação Indicativa: 16 anos
 * '''[15:10 - 16:00 ] PALESTRA''' “DO ROTEIRO À TELA DE CINEMA: PRODUÇÃO DE FILMES COM SOFTWARES LIVRES” com Ricardo Graça (RJ) e Victor Lima (RJ)
 * '''[16:30 - 17:30] PALESTRA''' “TIRE SEU PROJETO DE GAME DA GAVETA COM A GODOT ENGINE ” com Clécio Espíndola (SP)
<<BR>>
----
<<BR>>

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::<<BR>>
'''[ESPAÇO 2] SALA DE CULTURA DIGITAL''' <<BR>>
''“A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar outros”''<<BR>>
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

'''MANHÃ'''
 * '''[09:00- 10:20] OFICINA''' “Experiência Maker com Arduino e Snap4Arduino ” com Hermen Jaime (CE)
 * '''[10:30- 11:50] OFICINA''' “Introdução à Modelagem 3D com Blender” com Nico Rabelo (CE)

'''TARDE'''
 * '''[13:30 - 14:50] OFICINA''' “Animação na Godot Engine” com Chris Mendes (CE)
 * '''[15:30 - 16:50] OFICINA''' “Introdução à Arte Vetorial com Inkscape”com Wesley Farpa (CE) e Clara Oliveira (CE).

<<BR>>
----
<<BR>>

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::<<BR>>
'''[ESPAÇO 3] MULTIGALERIA''' <<BR>>
''“A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros.<<BR>>
Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de se beneficiar de suas mudanças. <<BR>>
Para tanto, acesso ao código-fonte é um pré-requisito."''<<BR>>
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

'''TARDE'''
 * '''[15:00 - 16:30] BANCADA DE ROBÓTICA'''EXPERIMENTOS SOBRE ENERGIA, MEC NICA, SENSORES E PROGRAMAÇÃO - E O PAPEL FUNDAMENTAL DO HARDWARE E DO SOFTWARE LIVRES PARA A FORMAÇÃO ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, com estudantes do 2º Ano do Curso Básico de Longa Duração em Cultura Digital da ECA-CCBJ sob orientação dos professores Gabura (CE) e Hermen Jaime (CE).

== Install Fest ==
EM BREVE

Line 129: Line 111:
EM BREVE

FORTALEZA - CE

  • [ATTACH]

Sobre o FLISOL - Festival Latinoamericano de Instalação de Software Livre

O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL que é um evento internacional, realizado anualmente, e que ocorre de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O FLISoL é um evento descentralizado, onde diversas comunidades organizam e realizam seu festival, de forma voluntária, tendo como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O FLISoL acontece, historicamente, no 4º sábado de abril. Este ano o evento está marcado para o dia 26 de abril, no Brasil, por conta de alguns feriados.

O evento é gratuito e aberto a todo o público: curiosos, interessados e entusiastas do Software Livre. Nesse dia os voluntários propõem a instalação de Software Livre, como distribuições de GNU/Linux, sistemas BSD, e aplicativos livres para Windows em geral. Alguns eventos também contam com palestras, oficinas, sala de degustação e gravações de mídias (live-CD/DVD e/ou pendrives).

O objetivo do FLISoL é promover o uso de Software Livre em geral, além de criar interações entre usuários e desenvolvedores, promovendo palestras e minicursos.

O FLISoL Salvador 2025

Contará com uma Mesa de perguntas anônimas:

Uma bancada faz uma brevíssima exposição de idéias só para iniciar. Daí pra frente o público presente envia perguntas anonimamente que aparecerão no telão para serem respondidas ou debatidas.

Local

Horário

  • Horário de início: 08:30 am
  • Horário de fim: 12h

Como ajudar?

  • Você pode ajudar o evento de diversas maneiras. A mais simples é divulgando-o para os seus amigos, na sua escola ou no seu trabalho.
  • Se você quiser, pode ser um instalador ou palestrante no InstallFest. Instalando uma distribuição GNU com ou sem Linux na maquina dos seus amigos e familiares

  • Caso queira ajudar de qualquer outra forma, entre em contato conosco por e-mail. Toda a ajuda é bem vinda!

Installfest

Um Installfest é um evento onde grupos de pessoas usuárias do sistema operacional GNU com ou sem Linux se reúnem para realizar instalações em massa de sistemas operacionais de computador ou softwares, principalmente o sistema operacional GNU com ou sem Linux e outros softwares Livres. É um evento de apoio e de construção da comunidade, onde iniciantes trazem seus computadores com seu sistema operacional livre preferido ao local do installfest, e usuários experientes os auxiliam a iniciar e a resolver problemas.

Os installfests recebem bem todo nível de conhecimento, de iniciantes completos a usuários avançados. A palavra /Installfest/ é uma junção de /instalação/ e /festival/. O termo /installfest/ ou a variação /Install Fest/ são também utilizados. /Installfest/ captura a atmosfera festiva de pessoas auxiliando umas às outras através de instalações e compartilhamento de conhecimento sobre seus softwares livres preferidos.

O que devo fazer para me preparar para o Install Fest?

  • Checagem de Hardware: No Windows, vá até o Painel de Controle e escolha Sistema. Liste:
  • Placa de rede (marca, modelo, configuração)
  • Placa de vídeo (marca, modelo, configuração)
  • Placa de Som (marca, modelo, configuração)
  • CPU (Processador)
  • Memória RAM
  • Modem (marca, modelo, configuração)
  • Espaço livre em disco (mínimo de 5.0 Gb)
  • Componentes SCSI (se houver algum)
  • Faça backup dos seus dados. Por precaução, você deve fazer uma cópia dos seus dados importantes no computador do seu amigo ou em CD-ROM.
  • Os custos de transporte do seu PC são de sua responsabilidade.
  • Trazer para o Install Fest o Gabinete,Teclado, mouse e ainda, cabos de comunicação CPU-Periférico e cabos de força. Enfim, tudo o que é necessário para fazer seu computador funcionar.

Inscrição

A entrada e participação no evento é gratuita e não depende de inscrição prévia.
Para os que desejam receber certificado de participação com descrição de atividade e carga horária, a inscrição se faz necessária.

Texto Normal Link para inscrição: EM BREVE

Local

  • Centro Cultural Bom Jardim - CCBJ

Rua 3 Corações, 400 - Bom Jardim - Fortaleza/CE

Data

  • 26 de Abril.


Horários

EM BREVE


Palestras

EM BREVE


Coordenador

Diego Barros

Equipe

EM BREVE

Apoio/Realização

EM BREVE


CategoryCity