Locked History Actions

MetaReciclagem

MetaReciclagem

MetaReciclagem_600pix.jpg

MetaReciclagem FAETERJ - Petropolis

Projeto “Metarreciclagem: Tecnologia, Sustentabilidade e Arte”, acontecendo na Faeterj Petrópolis.Envolvendo estudantes e professores , e coordenado pelo professor e artista plástico Marcelo Cocco Barçante.Visando o aproveitamento de lixo tecnológico e a conscientização das pessoas para um mundo melhor e sustentável.

O Projeto se desenvolve no âmbito da Agenda 21, que foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS).

ConecTAZes

ConecTAZ é uma maneira de descrever como a MetaReciclagem cria e ocupa espaços de acesso e compartilhamento de conhecimento. Ao contrário do modelo de telecentro, não objetiva somente o acesso à internet. A ConecTAZ é uma intervenção que visa a dinamização de redes sociais de conversas, troca de conhecimento e mobilização, com base na utilização crítica de software livre e com a intenção de gerar conhecimento livre. Pode ser permanente ou temporária, fixa ou móvel. O que diferencia uma ConecTAZ de um Esporo é justamente o fato de que não precisa de um espaço fixo e permanente para acontecer.

Em outras palavras: uma ConecTAZ é qualquer projeto de MetaReciclagem: uma iniciativa que tenha por objetivo mobilizar pessoas com interesses em comum para atuar com apropriação de tecnologia, mas sem ansiar por existência fixa e permanente.

Esporos

Um esporo é um espaço auto-gestionado de referência, desenvolvimento e replicação da MetaReciclagem. Se diferencia da ConecTAZ pelo fato de que seu foco não é o uso efetivo de estruturas metarecicladas para a criação de redes sociais, mas o planejamento, pesquisa e experimentação relacionados a essas estruturas.